Dor de estômago, azia e refluxo são alguns dos sintomas de quem possui alguma doença no sistema gastrointestinal. Apesar de a causa para esses sintomas ser, geralmente, produto de uma alimentação inadequada, é preciso ficar atento aos sinais e procurar um médico para definir o diagnóstico.
Caso o médico ache necessário, ele pedirá exames específicos na tentativa de identificar a causa dos sintomas. O exame mais conhecido para a região gastrointestinal é a endoscopia, um procedimento simples que analisa a mucosa do esôfago, estômago e a primeira parte do intestino delgado.
Quer saber mais sobre a endoscopia? Continue lendo e confira todos os detalhes!
*Clique aqui para saber mais sobre a biossegurança nas clínicas médicas
Como a endoscopia funciona?
Como já mencionamos anteriormente, a endoscopia serve para identificar lesões, inflamações, tumores, refluxo e gastrite na região do estômago. Esse exame é realizado através de um tubo endoscópico que possui na ponta um chip, responsável por capturar imagens do sistema digestivo para que o médico possa analisar com mais calma.
O procedimento é simples e o médico fornece um sedativo ao paciente para que ele possa dormir. Também é feita uma anestesia, por meio de um spray, muitas vezes, na garganta para que a pessoa não sinta nenhum incômodo durante e depois do exame.
*Clique aqui e confira a importância do Insuflador de CO2 para a videocirurgia
Quando a endoscopia deve ser realizada?
A endoscopia é solicitada pelo médico caso você apresente alguns dos seguintes sintomas:
- Fezes com sangue
- Vômito com sangue
- Azia recorrente
- Dor ou desconforto no abdômen
- Perda de peso que não pode ser explicada
- Náuseas e vômitos que não passam
- Dificuldade ou dor para engolir
- Falta de apetite