Os afastadores são instrumentos cirúrgicos utilizados em procedimentos que envolvem cortes. Eles são ferramentas que realizam aquilo que a mão do homem não consegue: afastar com precisão um tecido do outro para que o médico possa realizar a intervenção no local.
Para que você entenda melhor o universo dos instrumentos cirúrgicos, vamos produzir uma série de posts sobre cada tipo de ferramenta. Hoje, em específico, vamos falar sobre os afastadores: o que são, quais os principais tipos e para que servem?
Você também pode se interessar por: Endoscopia: tire suas dúvidas sobre o exame que detecta refluxo, gastrite e outras doenças
Afastadores cirúrgicos
Os afastadores fazem parte do grupo dos instrumentos de exposição. São utilizados para afastar os tecidos da pele e órgão para que o cirurgião possa visualizar toda a área necessária.
Esse grupo é dividido em dois tipos: Afastadores dinâmicos e os auto-estáticos.
O primeiro tipo exige força manual contínua para afastar os tecidos. O mais conhecido é o Afastador de Farabeuf, utilizado para afastar a pele e os músculos superficiais.
Veja também: Biossegurança: o que é e qual sua importância para nossa saúde?
Os afastadores auto-estáticos, diferentemente dos dinâmicos, conseguem por si só manter as estruturas separadas e imóveis. O afastador de Adson, utilizado em cirurgias neurológicas e em operações na coluna, é o mais conhecido.
Fique atento às próximas publicações para ficar por dentro do universo dos instrumentos cirúrgicos. Clique aqui para acompanhar nosso blog!